sexta-feira, 31 de maio de 2013

Fiéis de Taiaçu enfrentam chuva para manter tradição de Corpus Christi

Católicos enfeitaram 11 quarteirões nos arredores da paróquia da cidade.
Água apagou desenhos, mas voluntários refizeram desenhos.

Do G1 Ribeirão e Franca

Fieis fazem tapete para celebrar Corpus Christi em Taiaçu (Foto: Alexandre Sá/EPTV)
Fieis fazem tapete para celebrar Corpus Christi em Taiaçu
(Foto: Alexandre Sá/EPTV)

Nem a chuva nem o frio nesta quinta-feira (30) impediu os moradores de Taiaçu (SP) de fazerem o tapete de Corpus Christi, tradição mantida há 30 anos na cidade. Os fiéis enfeitaram 11 quarteirões nos arredores da Paróquia São José de Taiaçu com pó de café, tampinhas de garrafa e serragem doadas pela população. Os católicos também saíram em procissão durante a tarde e terminaram o feriado com uma missa.

Imprevistos causados pela chuva foram contornados com devoção por voluntários como a professora Rosa Aparecida Hernandes Pietro, responsável por fazer os desenhos que dão base ao tapete. A água apagou as marcas feitas no chão, mas ela refez o trabalho de última hora. "Refaço tudo com a maior boa vontade, é um trabalho que faço de coração. Ajudo nessa montagem há 30 anos", comentou.
Para a professora Patrícia Faian Mendes, que começou a ajudar na montagem do tapete às 6h, a chuva não foi desculpa para deixar de participar do tradicional evento. "Estava garoando um pouco, mas mesmo assim a gente veio. Se é para Deus, tudo compensa", disse.
O esforço de fieis como Patrícia e Rosa se converteu em temas atuais do catolicismo, como a Jornada Mundial da Juventude, que acontece no Rio de Janeiro em julho e contará com a presença do Papa Francisco. "A gente levantou cedo para fazer vir fazer o tapete. Fizemos baseados na jornada, porque oito pessoas da nossa paróquia irão para o Rio. Os jovens estão tendo uma participação muito maior, ainda mais que agora o papa é argentino", brincou o funcionário público João Paulo Soares.
Mas a criatividade não deixou de contemplar os símbolos tradicionais da igreja, explica o padre José Mateus da Silva Cordeiro. "Neste dia, nós celebramos o sacramento da eucaristia, a memória da morte e ressurreição de Jesus Cristo. Esses desenhos colocados no tapete são lembranças dos sacramentos", explicou.

Veja o Video a baixo





Nenhum comentário:

Postar um comentário