Tradição se repete há mais de 30 anos durante feriado católico na cidade.
Tapete de Corpus Christi deve tomar 11 quarteirões nesta quinta-feira (29).
"Cada um desenvolve seu dom, sua habilidade, com o maior amor que sai do coração. Fazemos esse trabalho para Deus. Exige muito da gente, mas nunca deixamos de fazer porque Deus não deixa de nos amar. Enquanto Deus der vida e saúde eu me proponho a realizar esse trabalho", afirma a coordenadora do evento, Rosa Aparecida Ernandes Pietro.
Sob o comando de Rosa, moradores de Taiaçu passam o ano em busca da coleta de materiais para enfeitar os tapetes de Corpus Christi. É o caso da comerciante Miliê Venzela. Dona de um bar no município, Miliê junta tampinhas de garrafa para doar para a procissão. "Tem uma caixinha ao lado do balcão. Eu vou abrindo e guardando as tampinhas o ano inteiro para enfeitar a rua no Corpus Christi. Faz muitos anos que a gente junta. O que era lixo vai para Deus. É uma satisfação muito grande poder ajudar", diz.
Senhoras ajudam a cobrir tampinhas metálicas
com papel colorido (Foto: Carlos Trinca/EPTV)
As doações mantém as mais de três décadas de tradição do evento. Este ano, o município recebeu 20 caminhões de pó de serra. Duas semanas antes do feriado, equipes já trabalhavam para tingir o material. "Ajudar nesse trabalho é cansativo, mas a gente trabalha com muito amor e carinho para ajudar a fazer a rosa, que é uma batalhadora por Deus. Quando a gente vê o desenho na rua dá até vontade de chorar de alegria", afirma a voluntária Maria Jucelina Silva Souza.
Procissão
A missa de Corpus Christi está marcada para as 16h desta quinta-feira na Paróquia São José de Taiaçu. A procissão acontece logo após a missa. A montagem dos tapetes está prevista para as 8h da manhã desta quinta. No entanto, o evento, segundo a organização, pode ser cancelado já que a previsão, de acordo com dados do Climatempo, é de chuva no feriado.
Desenhos tomam as ruas de Taiaçu para a procissão de Corpus Christi
(Foto: Carlos Trinca/EPTV)
Veja o video a baixo
Nenhum comentário:
Postar um comentário